texto Eduardo Santana e Júlia Naomi
capa Gabriel Jones, Pedro Hassan e Reuel Nicandro
multimidia Airí Assunção e Lourdes Maria – LabFoto
diagramação Rafael Cerqueira
audiodescrição Ana Francisca e Júlio César
Atenção, sobreviventes! O mundo está em colapso e a 26ª edição da Revista Fraude emerge dos escombros como o boletim do fim do mundo. Os princípios de guerra e a negligência com a crise climática já davam sinais de que o caos estava por vir. Com o compromisso de manter a informação viva, esta edição indica maneiras de sobreviver com estilo, revive memórias dos tempos em que ignorávamos a nossa própria destruição e apresenta maneiras de se manter forte em meio a um fim que parece inevitável. Prepare-se para uma experiência tragicamente fraudulenta.





A primeira matéria deste boletim destaca o que há de mais importante em momentos de guerra: a defesa territorial. Imersos no patrimônio cultural e militar da Baía de Todos os Santos, ouvimos preces para que, Fortificados pelo vosso nome, sejamos protegidos de perigos ainda maiores. No calor dos conflitos, o pânico espalhado pelo globo reflete o espírito de seu tempo e remete à inauguração do terror no Brasil, explorado em Gritos em português.
Com a escassez de energia elétrica e apagões constantes, a escuridão realça a beleza do céu. Com O universo ao alcance dos olhos, o ato de se guiar pelos astros tornou-se comum. Na tentativa de reverter a crise ambiental, As mãos que tecem o fio costuram o sonho de um futuro sustentável, onde a moda artesanal se estabelece como uma alternativa de criar e reaproveitar recursos de maneira estilosa. Nessa esperança de refazer o mundo, melhor do que um dia já foi, encontrar Um lugar de paz nunca foi tão necessário.
Diante de tantas notícias urgentes, esse canal de informação considera essencial relembrar os bons momentos da vida que conhecíamos. Com a imersão na luta pela sobrevivência, jogar futebol tornou-se uma saudade constante. Entre cinco linhas, então, nos convida a conhecer a dinâmica do campeonato de várzea do Golzinho da Galícia. Assim como o esporte, a arte também não deve ser esquecida. Através da fotografia, revivemos memórias de dias que, hoje, parecem Sinônimos de liberdade.
Em tempos de calamidade, todos buscam lugares onde possam se sentir seguros. Pensando nisso, o Selo Fraude de Qualidade avalia quatro serviços de barbearia em Salvador, que oferecem ambientes acolhedores para a comunidade LGBTQIAPN+. Encontrar locais como este nos oferece a liberdade de ser quem somos, mesmo quando confrontados com a incerteza do desconhecido. Assim, em uma Miríade de Experiências, reinventamos o nosso cotidiano e buscamos, nas inusitadas experiências do dia a dia, a esperança para seguir em frente. Reúna todos os seus suprimentos e aproveite o fim do mundo conosco!
QUEM FAZ A FRAUDE:







Repórteres: Ana Francisca, Artur Soares, Artur Soares, Arthur Stering, Arthur Soll, Clarice França, Edson Barbosa, Eylla Catarina, Gabriel Jones, Júlia Naomi, Júlio César, Lucas Soares, Marlon Chagas, Pedro Hassan, Rafael Cerqueira, Reuel Nicandro e Vanessa Jesus.
Multimídia: Ana Francisca, Artur Soares, Arthur Stering, Eduardo Santana, Eylla Catarina, Gabriel Jones e Reuel Nicandro.
Diagramação: Arthur Stering, Artur Soares, Clarice França, Eylla Catarina, Gabriel Jones, Lucas Soares, Lucas Soares, Marlon Chagas, Pedro Hassan, Rafael Cerqueira, Sofia Pato, Vanessa Jesus, Vinicios Emanoel.
Audiodescrição: Amanda Menezes, Ana Francisca, Ana Francisca, Arthur Stering, Clarice França, Edson Barbosa, Gabriel Jones, Júlio César, Lucas Soares, Marlon Chagas, Vanessa Jesus.
Assessoria de Comunicação: Artur Soares, Clarice França, Edson Barbosa, Eylla Catarina, Júlia Naomi, Marlon Chagas, Reuel Nicandro, Vanessa Jesus, Vinicios Emanoel.
Agradecimentos
À Direção da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Ao Labfoto/UFBA pela parceria na realização das fotografias para o editorial. Aos professores Guilherme Maia de Jesus, Livia de Souza Vieira, Leonardo Costa, Ohana Boy Oliveira, Washington José de Souza Filho e aos leitores Bernardo Maia Ramos Santos e Eliseth de Souza Viana, Paulo Antônio, Priscila de Souza Cordeiro, por contribuírem com o financiamento coletivo da Mostra Fraude, da Revista Fraude e seu evento de lançamento.
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos.
Fotografia: Airí Assunção e Lourdes Maria / Labfoto©2024
Assistência de Fotografia: Airí Assunção e Lourdes Maria / Labfoto©2024
Edição: Lourdes Maria e Airí Assunção / Labfoto©2024