exotic, fitness e circus, três modalidades de pole dance para conhecer
fotorreportagem Júlio César e Lucas Soares
capa Gabriel Jones, Pedro Hassan e Reuel Nicandro
diagramação Lucas Soares
audiodescrição Marlon Chagas e Vinicios Emanoel
Sorriso, confiança e destreza são características essenciais do pole dance. A experiência de quem o assiste mistura admiração e curiosidade, frequentemente acompanhada pela pergunta: “Como é possível realizar esses movimentos?”. Para isso, é necessário vencer as limitações físicas do próprio corpo, o que fortalece a autoestima a cada desafio vencido.
Seja para sair da zona de conforto ou para fortalecer a saúde física e mental, o esporte é uma alternativa que une bem-estar, força e sensualidade em uma única atividade. Nesta fotorreportagem, realizada em Salvador, foram registradas três modalidades de pole dance: exotic, fitness e circus. As fotos retratam pessoas que tiveram a vida transformada pela prática. Dentre entusiastas, instrutores, ou até mesmo precursores de uma modalidade, o sentimento presente durante a dança é o mesmo, o de liberdade.
Toque nos ícones em triângulo do lado esquerdo da página
para acessar a explicação das modalidades e suas fotos
EXOTIC
Nas fotos a seguir, a modalidade fotografada é o Pole Exotic. Esse estilo se destaca por sua sensualidade e expressividade. Embora também envolva movimentos acrobáticos que exigem força, o foco está na fluidez, no jogo de cintura e na dança, ainda mais sensual.



“o pole dance te ensina a não se superestimar e nem se subestimar. É procurar aquele equilíbrio, fazer as pazes com o espelho”
rosa trindade

FITNESS
Na sequência a seguir, a modalidade fotografada é o Pole Fitness. Esse estilo prioriza o aspecto físico e atlético do pole dance. Ele combina elementos de força, flexibilidade, resistência e coordenação motora.



“a melhor sensação é quando estou me jogando, como se estivesse voando. Não tem nada ali, eu tô livre”
bruno benevides

CIRCUS
Nos registros a seguir, a modalidade fotografada é o Pole Circus. Esse estilo mistura o pole dance com elementos acrobáticos de circo. Feito para performance e espetáculo, busca criar um ambiente lúdico e fantástico. Criadora dessa categoria, Odre Consiglio, 65, foi da primeira turma da Academia Piolin de Artes Circenses, primeira escola de circo brasileira, fundada em 1977.



“tem gente que tem força e não tem flexibilidade ou tem flexibilidade e não tem força. O encanto é justamente esse, vencer o medo”
odre consiglio


Júlio César e Lucas Soares
Essa fotorreportagem foi produzida por Júlio César e Lucas Soares, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia e integrantes do Programa de Educação Tutorial em Comunicação.
Fotografia: Airí Assunção e Lourdes Maria / Labfoto ©️ 2024
Assistência de Fotografia: Airí Assunção e Lourdes Maria / Labfoto ©️ 2024
Edição: Lourdes Maria e Airí Assunção / Labfoto ©️ 2024
A Fraude é uma revista laboratorial do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM) da Facom, UFBA e não possui fins lucrativos. Caso uma das imagens te pertença ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail revistafraude@gmail.com para acrescentarmos a referência ou retirarmos da publicação.